Bicicleta: educ(ação), jovens, adultos e idosos. (Escola Municipal Agnelo Teles de Menezes)

Estudantes da Escola Municipal  Agnelo Teles de Menezes

A Escola Municipal Agnelo Teles de Menezes, situada no Povoado Barragem da Pedra, zona no município de Jequié, interior da Bahia, fundada em 1976, recebeu o projeto Ciclo-Olhar (na Escola), apoiado pela Lei Aldir Blanc, edital Resistência Cultural, com apoio financeiro do Governo Federal, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Prefeitura de Jequié, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Durante duas semanas, no período noturno, os estudantes do EPJAI - (Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas), turmas do 6º, 7º, 8º, 9º ano, tiveram acesso ao conteúdo disponibilizado em www.BikeNaEscola.blogspot.com textos, vídeos e fotos produzidos pelo ciclista e documentarista Dado Galvão, idealizador do (Movimento @cicloolhar).

 
Estudantes produzem cartas que serão entregues para ciclistas de Jequié - BA 

José Francisco dos Reis, (66 anos), trabalhador rural, estudante e ciclista, destacou que utiliza uma bicicleta barra circular/forte, para percorrer pequenas distâncias e transportar ferramentas que utiliza na roça. O ciclista da melhor idade foi o escolhido pelos colegas para receber uma plaquinha, (pedalar é um direito nas ruas e estradas), do Movimento @cicloolhar.

 Dado Galvão e José Francisco dos Reis, (66 anos), trabalhador rural, estudante e ciclista

Estudantes e professores ficaram surpresos e motivados por ter contato dentro do espaço escolar com a cultura da bicicleta, que pode ser trabalhada de forma multidisciplinar.

Na segunda semana os estudantes produziram, (12/09), cartas, com o tema (escrava para um(uma) ciclista), o(a) estudante que escrever a carta mais criativa receberá do Movimento Ciclo-olhar, uma bicicleta com plaquinha refletiva do movimento, sinalizadores, capacete. Quatro escolas municipais serão contempladas com o projeto, sendo duas na zona rural e duas na zona urbana, totalizando duas bicicletas para premiação, uma para cada zona (urbana e rural), as cartas produzidas pelos estudantes serão entregues pelo Movimento Ciclo-Olhar para ciclistas de Jequié, tudo está sendo documentado para construção de um vídeo documentário.

Duas escolas já foram contempladas na zona rural, agora o projeto contemplará mais duas escolas na zona urbana.
 

 José Francisco, (66 anos), entrega sua carta, que será entregue para um ciclista de Jequié - BA

Você professor(a), estudante, ciclista, líder comunitário, influenciador(a), de qualquer parte do Brasil, poderá trabalhar o projeto na sua escola, comunidade, coletivos, associações, grupos de ciclismo, refletindo através do conteúdo disponibilizado pelo movimento, são vídeos, textos e fotos, que podem ser refletidos e comparados com a sua realidade ciclística local.


 Setembro de 2022, BikeNaEscola.blogspot.com  Movimento @Cicloolhar