Professores(as), visitantes...

Ciclo-Olhar na Escola é a versão digital do projeto Ciclo-Olhar: fotografia, cinema documentário e a Subcultura da Bicicleta, idealizado pelo documentarista e ciclista Dado Galvão, aprovado em dezembro de 2019, (Lei Aldir Blanc, edital Resistência Cultural), para execução presencial em quatro escolas da rede municipal de Jequié – Bahia, sendo duas escolas na zona urbana e duas escolas na zona rural. Devido aos efeitos provocados pela pandemia, ainda não é possível aplicar o projeto no formato presencial.

O blog Ciclo-Olhar na Escola disponibiliza conteúdo audiovisual, texto e fotos do Movimento @cicloolhar, possibilitando que os/as professores(as), visitantes acessem o conteúdo e trabalhem em sala de aula e extraclasse. A versão digital do projeto permite um alcance maior, que vai além das quatro escolas, como descrito anteriormente, a depender dos esforços da gestão pública municipal, podendo atingir toda rede escolar pública de responsabilidade do município.

Trilha de trabalho sugerida...

Professores(as), visitantes, o tempo de execução será articulado entre secretarias de educação e cultura local e o Movimento @cicloolhar.  Utilizando o verbo pedalar, propomos uma trilha de trabalho, ordem sugerida.

Pedalada 1: Vídeos: reflexões no formato audiovisual documentário.

Pedalada 2: Textos: reflexões do Movimento @cicloolhar

Pedalada 3: Fotos: 65 fotografias do acervo Movimento @cicloolhar

Pedalada 4: Presença de um/uma cicloativista do Movimento @cicloolhar para dialogar com professores(as) e estudantes na escola, pré-construção da redação.

Pedalada 5: Construção de uma redação/carta, escreva para um/uma ciclista da sua cidade.

Pedalada 6: Escolha de duas* redações/cartas mais criativas, uma da zona urbana, uma da zona rural.

Pedalada 7: Entrega aos ciclistas locais das redações/cartas, que foram confeccionadas pelos estudantes, ação que será realizada pelo Movimento @cicloolhar .

Pedalada 8: Premiação, uma bicicleta e um capacete, (totalizando duas bicicletas e dois capacetes), para o/a estudante autor(a) da redação/carta mais criativa. Uma bicicleta e um capacete para zona urbana e uma bicicleta e um capacete para zona rural.  A premiação é de responsabilidade do Movimento @cicloolhar

Possíveis dúvidas, sugestões e criticas, escrevam para: dadogalvao@gmail.com Facebook: Ciclo-Olhar, Instagram: @cicloolhar